quinta-feira, 6 de março de 2008

Solução: Bloquear vídeos. Certo?

O blog GigaOM - que pode ser acessado também pelo menu ao lado - trouxe à tona uma questão que está em pauta na maioria das empresas contemporâneas. A pergunta trouxe alguma polêmica aos comentários do post e envolve a utlização de vídeos durante horário de trabalho.

Alguns dizem que sites de acesso a vídeos, como o YouTube, devem ser banidos em ambiente organizacional. Já outros acham que é uma maneira interessante de matar um pouco de tempo entre uma reunião e outra ou mesmo quando o cansaço chega e cinco minutos são necessários para relaxar.

Mas a polêmica veio mesmo quando os leitores começaram a comentar. Alguns expuseram que em países como Canadá, Índia e EUA esse processo já está em andamento. As empresas estão cortanto os mais conhecidos sites de entretenimento: orkut, myspace, youtube, etc.

Porém o comentário mais interessante veio de um leitor que expôs que existe uma empresa, com faturamento de mais de 200 milhões de dólares por ano, que é especialista em fazer filtragem de sites em organizações, chamada Websense.

Na minha opinião, bloquear sites como youtube, blogs e coisas do tipo é andar na contra-mão, pois a cultura dos dias de hoje é que as empresas vêm dando cada dia mais liberdade a seus funcionários. Além disso, o processo desfavorece consideravelmente a inovação e a criatividade dos trabalhadores. Acho que a questão é outra... a questão gira em torno de QUEM se está contratando... Deve-se contratar pessoas compromissadas, envolvidas no projeto da empresa e, principalmente, confiáveis.

Concluindo... acho que as empresas precisam prestar maior atenção em seus processos de seleção e em seus processos de "demissão" ao invés de se preocupar em bloquear sites ou atitudes dessa espécie.

Um comentário:

Lu Cavalcanti disse...

Bravo!
Achei sua colocação bastante pertinente, pois creio que se a empresa preza pelo auto estima e bem-estar dos seus funcionários não seria correto tirar do horário de trabalho o seu tempo de descanço. E vale ressaltar, que esse trabalho requer muito raciocínio e atenção, sendo portanto, necessário um momento de descontração.