segunda-feira, 25 de junho de 2007

google: história

Como vocês já bem perceberam, tudo que é relacionado a Google me chama atenção e me desperta interesse em estudar com mais (um pouco, que seja) de profundidade. Como também registrado nesse blog, faz 10 meses que participo de um programa de intercâmbio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Hochschule Bremen, em Bremen, na Alemanha.

Pois bem... durante os seis primeiros meses do meu intercâmbio, para a cadeira de Unternehmensführung (traduzindo: Direção de empresas), eu, Kévin Cöetmeur (Francês) e Stefan Deltchev (Búlgaro) apresentamos a empresa Google aos outros alunos da Hochschule.

Primeiramente, tenho que dizer que trabalhar com pessoas de culturas totalmente diferentes da nossa foi extremamente enriquecedor. Afora isso, achei bastante interessante estudar em profundidade a Google e seu modelo de negócio. Isso só fez meu interesse e admiração por Sergey Bin e Larry Page, fundadores e manda-chuvas da empresa que lidera o ranking das 100 melhores empresas de se trabalhar no mundo, segundo a "Fortune".

Para começar, eles dizem no site oficial que a Google é:

"... an easy-to-use free service that usually returns relevant results in a fraction of second..."
e ainda:
"Google's mission is to organize the world's information and make universally accessible and useful."
Mas outros (mais entusiastas) dizem:
"Google is the closest thing the Web has to an ultimate answer machine."
Exageros a parte, Google é uma grande ferramenta na Web que, hoje em dia, não se limita somente a ser uma máquina de busca, mas sim, é um conjunto de ferramentas que facilitam a vida de qualquer internauta!! lista de ferramentas, aqui!

Google começou quando esses dois estudantes de Ciências da Computação pela Universidade de Standford, nos EUA se conheceram em 1995. Esses dois estudantes "prodígios" decidiram fazer um engenho de busca que iria, anos depois, revolucionar o mercado de informática. Construiram, então, em 1997, seu primeiro servidor no dormitório de Larry. Esse servidor seria de 1 Terabyte (sim... é muito). Mas o mais impressionante é que foi construído a partir de HD's normais comprados a preço de banana em lojinhas e feiras de informática!!

Depois de mostrar sua nova "invenção", conseguiram de um grande amigo e investidor no mercado de informática, um investimento inicial de 100 mil dólares. Mas quando tentavam explicar a Andy Bechtolsheim como o engenho de busca funcionava, Andy simplesmente falou:
"Instead of us discussing all the details, why don't I just write you a check?"
Então, em 1998 com alguns outros investidores (familiares, amigos, etc.) conseguiram a marca de 10 mil queries por dia. Impressionante, não? A partir daí, investidores começaram a aparecer com mais frequência e eles conseguiram chegar a 500 mil queries por dia em 1999. Pra completar, conseguiram retirar o label de Beta do seu website!

Desde então, Google é só alegria... conseguiram um importante prêmio em: 'Maior engenho de buscas com 1 bilhão de páginas indexadas', lançamento do Adwords, Google Images, Google AdSense, Gmail, Google maps & Google Earth, Google for web 2.0, compra do YouTube, etc., etc., etc...

Essas e outras fizeram com que o preço das ações da Google crescessem dessa forma:


E até hoje, como qualquer um sabe, continua crescendo...
No próximo capítulo, Google: modelo de negócio

Nenhum comentário: