terça-feira, 3 de julho de 2007

como a google faz dinheiro?

Todos sabem que Google é uma empresa extremamente rentável. Em 2005, por exemplo, Google teve uma rentabilidade de 1.465 bilhoes de dólares. Como mostrado no post passado, suas acoes crescem rapidamente:


Mas, daí surge a pergunta: Como a Google faz dinheiro?
O modelo de negócios da Google é baseado em dois grande ramos: Busca e Advertising.
  • Busca:

No ramo da Busca, o carro-chefe da Google sao as patentes e as tecnologias de busca. Existem, basicamente, duas: PageRank Technology [ análise da importância dos websites para as buscas ] e Hypertext-Matching Analysis [ analisa o conteúdo das páginas web ].

Porém, ainda existe um conjunto de produtos que fazem parte do Google Search Appliance. Esse conjunto de ferramentas sao utilizados por grandes empresas para buscas em servidores internos.

  • Advertising:

No ramo do Advertising, o AdWords e o AdSense garantem ao Google a maior parte da rentabilidade da empresa.

Google AdWords sao as pequenas propagandas que aparecem quando você está fazendo uma busca no site da Google. O sistema de pagamento é baseado em Pay-per-click (PPC), onde só se paga quando alguem usuário clica na propaganda.

Google AdSense:

Google AdSense™ automatically delivers text and image ads that are precisely
targeted to your site and your site content—ads so well-matched, in fact,
that your readers will actually find them useful.

Isso significa que qualquer pessoa que possui um website, pode fazer uma conta no Google AdSense e colocar algumas propagandas relacionadas ao conteúdo do website:

Se você tem um website com um número de visitas relativamente alto, corra e faca já sua inscricao para este tipo de programa... é uma maneira simples de ganhar dinheiro na web sem muito esforco.

O sistema de pagamento é baseado em Pay-per-click, Pay-per-thousand-impressions e Pay-per-cost-per-action. Onde a empresa que está fazendo a propaganda paga a Google e uma porcentagem é repassada para o dono do website, sempre que uma propaganda é clicada.

Nenhum comentário: