quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Novo modelo de propaganda do Google...

Google anda experimentando um novo tipo de propaganda, o que andam chamando de Behavioral Advertising. Isso quer dizer que, como o artigo no GigaOM diz: Se o usuário pesquisar por "Hóteis na Itália" e depois pesquisar com keywords "Previsão do tempo", propagandas relacionadas a "Previsão do tempo na Itália" serão mostradas na página seguinte.

Isso significa que a Google tem que armazenar para cada usuário um tipo de "cache" para conseguir fazer esse tipo de propaganda. Isso faz com que, cada vez mais, a Google saiba o perfil dos usuários ao redor do mundo.

Mas tem gente que não gosta disso... Eu, pelo menos, não tenho problemas com isso. E achava que ninguém tinha problema com propagandas personalizadas. Porém, durante minha apresentação sobre a Google, da disciplina de Unternehmensführung (Direção de Negócios) na Hochschule Bremen (Alemanha), aconteceu uma discussão um tanto calorosa sobre o tema.

Foi interessante... Durante a discussão, descobri gente que não usava o GMail porque achavam um absurdo que propagandas fossem baseadas no conteúdo do e-mail que é recebido ou mandado. No fundo, eles têm razão... E se o conteúdo for "secreto"??

Bem... Acho que isso depende de pessoa pra pessoa... em "confiar" ou não na Google. Mas acho interessante pensar no assunto... E aí? Será que Google vai roubar a sua idéia genial que você compartilhou por e-mail com seus melhores e confiáveis amigos?? Eu, acredito que não...

Um comentário:

Anônimo disse...

É interessante, mas eu particularmente não acredito no google.
Eu e um amigo meu tivemos uma idéia de votar nas páginas mais interessantees da web para depois achar mais fácil e encontrar melhor o resultado procurado.
Toda essa conversa passou-se pelo Gmail.
Um dia esse recruso pareceu no Google em Inglês, e tenho fortes razões para crer que de alguma forma eles consehuiram entender que o que disse era a respeito deles e resolveram tomar para si
Essa uma ótima estratégia para uma empresa que quer se manter no topo.
É uma espionagem permitida e gigantesca.Só em pensar quantos usam os serviços google