segunda-feira, 25 de junho de 2007

google: história

Como vocês já bem perceberam, tudo que é relacionado a Google me chama atenção e me desperta interesse em estudar com mais (um pouco, que seja) de profundidade. Como também registrado nesse blog, faz 10 meses que participo de um programa de intercâmbio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Hochschule Bremen, em Bremen, na Alemanha.

Pois bem... durante os seis primeiros meses do meu intercâmbio, para a cadeira de Unternehmensführung (traduzindo: Direção de empresas), eu, Kévin Cöetmeur (Francês) e Stefan Deltchev (Búlgaro) apresentamos a empresa Google aos outros alunos da Hochschule.

Primeiramente, tenho que dizer que trabalhar com pessoas de culturas totalmente diferentes da nossa foi extremamente enriquecedor. Afora isso, achei bastante interessante estudar em profundidade a Google e seu modelo de negócio. Isso só fez meu interesse e admiração por Sergey Bin e Larry Page, fundadores e manda-chuvas da empresa que lidera o ranking das 100 melhores empresas de se trabalhar no mundo, segundo a "Fortune".

Para começar, eles dizem no site oficial que a Google é:

"... an easy-to-use free service that usually returns relevant results in a fraction of second..."
e ainda:
"Google's mission is to organize the world's information and make universally accessible and useful."
Mas outros (mais entusiastas) dizem:
"Google is the closest thing the Web has to an ultimate answer machine."
Exageros a parte, Google é uma grande ferramenta na Web que, hoje em dia, não se limita somente a ser uma máquina de busca, mas sim, é um conjunto de ferramentas que facilitam a vida de qualquer internauta!! lista de ferramentas, aqui!

Google começou quando esses dois estudantes de Ciências da Computação pela Universidade de Standford, nos EUA se conheceram em 1995. Esses dois estudantes "prodígios" decidiram fazer um engenho de busca que iria, anos depois, revolucionar o mercado de informática. Construiram, então, em 1997, seu primeiro servidor no dormitório de Larry. Esse servidor seria de 1 Terabyte (sim... é muito). Mas o mais impressionante é que foi construído a partir de HD's normais comprados a preço de banana em lojinhas e feiras de informática!!

Depois de mostrar sua nova "invenção", conseguiram de um grande amigo e investidor no mercado de informática, um investimento inicial de 100 mil dólares. Mas quando tentavam explicar a Andy Bechtolsheim como o engenho de busca funcionava, Andy simplesmente falou:
"Instead of us discussing all the details, why don't I just write you a check?"
Então, em 1998 com alguns outros investidores (familiares, amigos, etc.) conseguiram a marca de 10 mil queries por dia. Impressionante, não? A partir daí, investidores começaram a aparecer com mais frequência e eles conseguiram chegar a 500 mil queries por dia em 1999. Pra completar, conseguiram retirar o label de Beta do seu website!

Desde então, Google é só alegria... conseguiram um importante prêmio em: 'Maior engenho de buscas com 1 bilhão de páginas indexadas', lançamento do Adwords, Google Images, Google AdSense, Gmail, Google maps & Google Earth, Google for web 2.0, compra do YouTube, etc., etc., etc...

Essas e outras fizeram com que o preço das ações da Google crescessem dessa forma:


E até hoje, como qualquer um sabe, continua crescendo...
No próximo capítulo, Google: modelo de negócio

quarta-feira, 13 de junho de 2007

youtube video fingerprint tools

YouTube finalmente resolveu juntar forças para amenizar problemas com copyrights de vídeo e áudio que são 'uploadeados' diariamente para seus servidores.

O líder mundial em distribuição de vídeo na web anunciou em matéria para Reuters a sua solução para tão famoso problema que pode render à empresa uma conta de 1 bilhão de dólares para a Viacom [proprietária da MTV] por clips indevidamente enviados para seus servidores. A alegação da Viacom foi que 'esforços não estavam sendo suficiente para combater vídeos com copyrights'. Processo está em andamento desde Março deste ano.

Talvez por medo de outros sedentos por royalties, YouTube anunciou os 'Video Fingerprint Tools'. Uma tecnologia que foi desenvolvida em conjunto com duas grandes empresas, Disney e Time Warner . Chris Maxcy [ diretor de desenvolvimento da YouTube ] falou:

"The technology was built with the Disney's and Time Warner's in mind"
esclarecendo que modificações serão feitas posteriormente para abrangir um maior número de empresas.

Essa nova ferramente consiste em identificar conteúdos com copyrights em vídeos enviados aos seus servidores. Depois, resta esperar a empresa decidir se quer manter ou deletar a informação do servidor YouTube. Os testes serão iniciados em 1 mês e se der certo para essas duas empresas, chegará com tudo no final desse ano.

Resta saber se o YouTube vai sobreviver com a mesma força após limitar dessa maneira o que os usuários poderão assistir e uploadear. Acredito que acontecerá uma queda vertiginosa na quantidade de usuários do site.

terça-feira, 12 de junho de 2007

google street view

é.. mais uma vez google surpreende o mundo com uma nova funcionalidade impressionante. o 'google street view' é o mais novo filhinho da google. na realidade, consiste em um upgrade do google maps, onde a novidade é a possibilidade de se navegar pelas ruas das cidades em uma resolução incrível e em 3 dimensões. veja o vídeo:



numa entrevista para a spiegel, Philipp Schindler - diretor da google no norte europeu - explica como funciona:

"Ein Fahrer fährt mit einem Auto Straßenzüge entlang. Auf dem Dach des Wagens ist eine vollautomatische Kamera angebracht - sie fotografiert das, was sich zu dem Zeitpunkt zufällig vor der Linse befindet. Es gibt keinen Fotografen, der bewusst Ausschnitte wählt oder weit entfernte Objekte ranzoomt."
ele fala que o processo consiste em um carro que anda pelas ruas da cidade com uma camera em seu teto capturando imagens que são processadas automaticamente pelos servidores google.

sim, amigos... é possível andar pelas ruas das cidades virtualmente com uma riqueza de detalhes impressionante.
inicialmente somente algumas cidades nos estados unidos disponibilizam essa feature. e por lá e pelo mundo, a google tá precisando dar algumas explicações. invasão de privacidade é a principal reclamação... a riqueza de detalhes é tão grande que dá até pra ver madames pegando um bronze para o verão!!


isso pode ser perigoso... pois existem alguns loucos por aí, que dizem que google está espionando os seus gatinhos.

bem... loucos a parte, google tem que quebrar a cabeça para achar uma solução para a tão famosa invasão de privacidade. e agora? será que o próximo a ser pego entrando numa lojinha para adultos será você?

Nova versao

Olá,

pois é... resolvi mudar um pouco o propósito deste blog. a princípio, como os post anteriores dizem, estava escrevendo sobre minha vida aqui pela alemanha. mostrei alguns acontecimentos, alguns trabalho feitos por mim e o status da minha busca pelo tao sonhado e almejado estágio.

agora penso em postar sobre novidades do mundo da tecnologia registrando alguns links importantes para o assunto. isso nao será de total inutilidade... =P conseguirei registrar e tentarei refletir sobre o assunto a fim de dar minha humilde opiniao [pelo menos, essa é a idéia].

bem... é isso... espero que leiam!